ENCONTRO 2003

ENCONTRO DA FACILITAÇÃO - 2003


Oficina " Sustentabilidade - Projetando o Futuro" 


" Nesta reunião decidiu-se realizar o V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental  em Goiânia com a definição do apoio do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – DEA/MMA – e Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação – COEA/MEC) ao evento. "



Informe

Acesso também em: http://pt.scribd.com/doc/108109548/gestao-014


Relatório




Ler também:


Agenda comum de trabalho das redes membros da REBEA 

Fonte: Relatório do Projeto Tecendo Cidadania, REBEA/Ecoar/Ecomarapendi/WWF Brasil/SEMASA-SP/UNIVALI, 2005
Documento Completo



Documento também acessível em: http://www.rebea.org.br/arquivorebea/acoes/tecendo/gestao_020.pdf



Avaliação do Encontro





Trechos: 


"A Agenda comum foi definida na reunião da Facilitação Nacional da REBEA e na oficina "Sustentabilidade: projetando o futuro" que aconteceu em outubro de 2003, no âmbito da execução do projeto Tecendo Cidadania.
Tem como objetivo facilitar as ações coordenadas das redes que constituem a REBEA, criando condições de ação conjunta em temas comuns:
Implantação da Política Nacional de EA.
Recursos públicos para a Educação Ambiental.
Educação com qualidade.
Educação para o consumo responsável.
Inclusão digital.




Gestão e funcionamento
Na REBEA procuramos a máxima horizontalidade possível, estimulando a iniciativa e independência dos elos. Nessa dinâmica, os facilitadores, pessoas e instituições que atuam difundindo cultura de redes,apoiando a criação de novos nós, são fundamentais. Nossa estrutura de gestão compreende quatrocategorias de participação: entidades gestoras, elos, facilitadores e membros.
A diferença entre essas categorias são níveis de responsabilidades diferentes na manutenção e administração da rede. As entidades gestoras, os elos e facilitadores pessoa física e instituições constituem a facilitação nacional da Rede.
As entidades gestoras são as instituições diretamente envolvidas na administração e execução das atividades de manutenção da Rede. Os elos são as redes locais, temáticas, regionais, de educação ambiental que constituem os grandes nós regionais da malha da REBEA. São como as sinapses do cérebro, zonas de intensidade de fluxos de informação, centrais de articulação e difusão. A REBEA é uma rede de redes e também uma rede de educadores e pesquisadores que atuam na EA.
Os facilitadores são pessoas e instituições que atuam na difusão da cultura de rede, apóiam e participam das atividades das redes. São re-editores que atualizam, no sentido de tornar presente, local, informações e iniciativas, adequando-as a realidade presencial. Em cada entidade gestora, em cada rede elo, há o trabalho permanente dos facilitadores. Normalmente a atuação dessas pessoas dá origem a novas redes.
Os membros são as pessoas ou instituições que atuam na área de Educação Ambiental ou se interessam pelo tema e/ou pela experiência de trabalhar em rede. Para ser um membro da Rebea é necessário preencher o cadastro disponível no site. Para participar da lista na lista você deve cadastrar-se na Rebea e enviar o cadastro .(...)
As reuniões presenciais acontecem em eventos de educadores ambientais e nos Fóruns de Educação, o grande evento nacional dos educadores ambientais que atuam nas redes."